Como hidratar a pele muito seca

pele muito seca

Sente a sua pele repuxada ou desconfortável? Então, é possível que esteja demasiado seca. Embora isso possa ser desagradável, não precisa de se preocupar, porque, decididamente, não está sozinho. Siga os nossos conselhos práticos para hidratar eficazmente a sua pele e sentir-se confortável e confiante todos os dias.

Sinais distintivos de uma pele muito seca

Existem alguns sinais que o podem ajudar a reconhecer uma pele seca. Esses sintomas não ocorrem necessariamente em simultâneo e podem manifestar-se em diferentes graus. Os sinais mais frequentes são:

  • Aspereza da pele: quando a pele não está devidamente hidratada, ela adquire um aspeto mais áspero.
  • Comichão: em alguns casos, pode sentir uma comichão constante na superfície da pele, bem como vermelhidão.
  • Descamação: não é invulgar que um certo grau de secura da pele leve a pele a escamar.
  • Rigidez: de todas as sensações desconfortáveis que pode experienciar, a rigidez é a mais comum, especialmente depois de um duche ou banho.
  • Gretas: nos casos mais graves de secura da pele, podem aparecer gretas. Estas podem sangrar e tornar-se dolorosas.

Distinguir entre pele seca e pele desidratada

É muito importante fazer a distinção entre pele seca e pele desidratada, pois o seu tratamento é diferente.

A pele seca é um tipo de pele. É um tipo comum, tal como a pele normal, a pele oleosa ou a pele mista. O que a distingue dos outros tipos de pele é a falta de gorduras (lípidos) ou óleos. Esta carência afeta a barreira cutânea, cujo papel é proteger a pelecontra as agressões externas.

A pele desidratada, por outro lado, é sempre temporária. A sua causa é uma grave carência de água. Todos os tipos de pele podem ser afetados por esta carência, que se carateriza por um aspeto baço, rídulas ou uma sensação de repuxamento.

Que fatores contribuem para a pele seca?

A maioria das pessoas com pele seca quer perceber a sua causa. Na verdade, as razões podem ser muitas, mas tendem a dividir-se em duas grandes categorias: fatores internos e externos.

Fatores internos

Numa primeira linha, a secura da pele pode ser explicada por causas internas. Os genes são também um fator, pois a pele seca pode ser transmitida por predisposição genética. O envelhecimento da pele também pode explicar esta situação. Uma produção de sebo reduzida devido à diminuição da atividade das glândulas sudoríparas e sebáceas dá origem a uma pele seca.

Fatores externos

No entanto, a pele seca também pode ser causada por fatores externos. As condições climatéricas, em particular, mas também fatores como a medicação, podem dar origem à secura da pele. Depois, há os produtos irritantes. A utilização de produtos de higiene inadequados é um dos fatores agravantes.

Como combater a pele seca

Felizmente, a pele seca não é inevitável, muito pelo contrário. Produtos suaves e um estilo de vida saudável podem ajudar a pele seca a recuperar a sua suavidade e elasticidade.

Para o conseguir, as suas prioridades devem ser:

  • Restaurar a película hidrolipídica, a barreira essencial da pele, para proteger a sua pele de fatores externos nocivos.
  • Permitir que a película protetora recupere o seu equilíbrio de hidratação.

Seguindo alguns conselhos simples, conseguirá proteger a sua pele e estimular uma pele saudável.

Estabelecer uma rotina de cuidados da pele

O mais importante é cuidar da sua pele todos os dias. Para o fazer, terá de criar uma rotina diária completa de cuidados com a pele:

  • Usar os cosméticos certos para limpar o rosto e o corpo
  • Depois, aplicar um hidratante, tal como um creme de dia, para ajudar a sua pele a regressar a um estado normal de hidratação
  • E, por fim, nutrir a sua pele com produtos ricos em ingredientes nutritivos.

Proteger a sua pele

Para manter a sua pele bonita ao longo do tempo, é essencial proteger a sua barreira protetora. Quando as temperaturas frias começarem a instalar-se, vista-se bem e proteja a sua pele das condições climatéricas adversas. Da mesma forma, no verão, aplique uma proteção solar todos os dias, de forma a evitar que os raios UV danifiquem a sua pele.

Beber bastante água

A pele seca precisa de ser profundamente hidratada. Por isso, recomenda-se vivamente que beba cerca de 1,5 l a 2 l de água por dia. Também pode consumir alimentos ricos em água. A ideia é permitir que a pele mantenha um nível ideal de hidratação.

Consultar um dermatologista

 

Uma rotina de cuidados da pele, uma alimentação correta e a proteção contra climas frios podem não ser suficientes. Se continuar a sentir desconforto ou rigidez na pele, recomendamos que contacte um dermatologista. Este poderá dar-lhe conselhos ajustados às suas necessidades específicas.

Que produtos são adequados para a pele seca?

Como já vimos, a sua atenção deverá centrar-se na reparação da barreira cutânea e na hidratação da pele. Ao escolher os cosméticos a incluir na sua rotina, poderá optar pelos seguintes produtos:

  • Produtos de limpeza suaves: a sua pele precisa de ser limpa em profundidade, mas com suavidade. Por isso, opte por produtos de limpeza cremosos ou à base de óleo.
  • Máscaras hidratantes: perfeitas para combater a pele seca, estas ajudam a restaurar os níveis ideais de hidratação.
  • Cremes hidratantes: opte por produtos que contenham ingredientes adequados, tais como manteiga de karité, ácido hialurónico ou ceramidas.
  • Óleos faciais: os óleos ajudam a restaurar a barreira lipídica. Os ingredientes preferidos são o óleo de argão e o óleo de jojoba.

Aceite o desafio e recupere a pele suave!

Ao dedicar algum tempo a compreender as causas da pele muito seca e ao implementar uma rotina diária de cuidados da pele, conseguirá restaurar os níveis de hidratação da sua pele. Escolhendo o hidratante certo, um sabonete adequado e produtos que protejam a barreira lipídica, estará à altura do desafio e poderá dizer adeus a qualquer sensação de desconforto.