A pele é o maior órgão do corpo e desempenha um papel vital na nossa saúde. Para manter uma pele saudável, é necessário ter em conta muitos fatores e componentes; um deles são as ceramidas. Encontradas em todos os tipos de pele, as ceramidas são ácidos gordos naturais que atuam como parte do nosso cimento intercelular. Esta propriedade desempenha um papel crucial na função da pele como escudo contra os danos externos.
As ceramidas são lípidos que se encontram na camada exterior da epiderme, conhecida como o estrato córneo. Atuam como cimento lipídico, sendo constituídas por uma esfingosina, um ácido gordo e um grupo funcional, e são cruciais para manter a integridade da barreira hidrolipídica da pele e garantir um nível adequado de hidratação.
As ceramidas cutâneas podem ser de origem endógena (sintetizadas pelo organismo) ou exógena, provenientes de fontes externas, como os produtos de cuidados da pele.
As ceramidas endógenas são sintetizadas pelos queratinócitos, as principais células da epiderme. A síntese das ceramidas tem lugar no retículo endoplasmático dos queratinócitos, onde ocorrem reações enzimáticas complexas. Uma outra via importante para a síntese da ceramida é a degradação da glucosilceramida, outro ácido gordo presente nas membranas celulares. Estas diferentes vias de biossíntese permitem aos queratinócitos produzir os níveis de ceramida necessários para manter a função de barreira da pele e assegurar a sua hidratação, independentemente do tipo de pele.
As ceramidas também podem ser obtidas a partir de fontes externas, por exemplo, dos produtos para a pele e para o cabelo. As ceramidas exógenas podem ser extraídas de plantas, como as ceramidas vegetais derivadas do arroz, do trigo ou da alfafa, ou produzidas em laboratório, para utilização em produtos cosméticos. Os produtos de cuidados da pele que contêm ceramidas sintéticas podem contribuir para reforçar a barreira cutânea e aumentar a hidratação da pele. Por exemplo, a aplicação tópica de ceramidas exógenas pode compensar deficiências ou danos nas ceramidas endógenas, estimulando a barreira lipídica da pele.
Na família das ceramidas, existem três ceramidas que são aliadas valiosas para a pele:
Estas três ceramidas essenciais trabalham em sinergia para manter a saúde e a aparência da pele, assegurando uma barreira cutânea eficaz e uma ótima hidratação.
As ceramidas são componentes essenciais que desempenham um papel importante na manutenção da integridade da barreira cutânea, a primeira linha de defesa da pele contra agressores externos.
As ceramidas são componentes-chave na estrutura do estrato córneo epidérmico, a camada exterior da pele. Estão organizadas em diferentes camadas para formar uma matriz lipídica coesa. Esta estrutura em camadas ajuda a evitar a perda excessiva de água, formando uma barreira física que reduz a difusão da água e mantém a pele hidratada.
As ceramidas retêm a humidade da pele, prevenindo assim a secura e melhorando a elasticidade. Graças à sua afinidade especial com a água, as ceramidas atuam como hidratantes naturais, formando uma película protetora à superfície da pele. Esta película ajuda a evitar a evaporação excessiva da água, para uma pele flexível, saudável e hidratada.
A perda de água através da epiderme é um processo natural através do qual a água se evapora da pele para o ambiente. Uma barreira cutânea deficiente pode levar a uma perda excessiva de humidade, o que, por sua vez, pode causar pele seca, descamação e uma pele menos confortável . As ceramidas ajudam a atenuar este processo, reforçando a estrutura da barreira cutânea, reduzindo a perda de água e mantendo a hidratação, particularmente na pele seca.
As ceramidas reforçam a resistência da pele aos fatores ambientais nocivos, tais como os raios UV, a poluição e os agentes irritantes, limitando a sua penetração através da epiderme. Criam uma superfície lisa e uniforme, reduzindo o risco de inflamação, irritação e reações alérgicas.
Com a idade, a produção de ceramidas diminui, levando a uma pele mais frágil e ao aparecimento de rugas. Para além de reforçar a barreira cutânea, os produtos que contêm ceramidas podem ajudar a reduzir as rugas e a melhorar a firmeza da pele.